A pizza mais cara do mundo é a Bellissima Luxury Pizza, coberta com lagosta fresca, caviar, wasabi e creme fresco, do restaurante Nino’s, em Nova York. O valor é R$1000,00.

A pizza não foi feita na Itália. Os estudiosos acreditam que foram os egípcios, há mais de 5 mil anos, pois foram os primeiros a fazer massa com farinha e água.

Durante as Cruzadas, no século XI, o pão turco foi levado ao porto italiano de Nápoles. Por lá, os napolitanos tomaram gosto pelo petisco e, finalmente, o aperfeiçoaram. Eles passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio e devorada como um sanduíche.

A maior pizza do mundo, com 37,4 metros de diâmetro, foi preparada em 1990 pelo supermercado Norwood Pick’n’pay Hypermarket, em Johannesburg, África do Sul. Foram utilizados 500 quilos de farinha, 800 quilos de queijo e 900 quilos de molho de tomate.

A pizza margherita foi criada por Rafaelle Esposito na taverna mais antiga de Nápoles, no século XIX, para bajular a rainha Margherita, esposa de Umberto I. O pizzaiolo enfeitou a redonda com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde).

O Dia da Pizza é celebrado na Itália desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram a receita pela primeira vez.

Você acha o Pac-Man igualzinho a uma pizza, só que com uma fatia a menos? Foi exatamente essa a inspiração do designer japonês Toru Iwatani, em 1980.

“Acabar em pizza”. Você sabe de onde vem a expressão usada quando alguém quer dizer que algo não vai dar em nada? De acordo com o livro O Guia dos Curiosos, ela surgiu na década de 50, no clube de futebol Palmeiras. Após grande discussão durante uma reunião, os diretores decidiram deixar a confusão de lado e foram juntos a uma pizzaria.

O recorde mundial de comer pizza é do romeno Cristian Dumitru. Durante uma semana, ele comeu o seu próprio peso em pizzas: 90,7 kg.

A segunda cidade que mais consome pizza em nosso pais, é o Rio de janeiro, perdendo apenas para São Paulo, que perde apenas para Nova York.

Comments are closed.